O calendário oficial de eventos do Distrito Federal está prestes a ganhar novas datas comemorativas, após a aprovação de uma série de projetos pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) nesta quinta-feira (15). Entre as novas celebrações está o "Dia do DJ", a ser comemorado anualmente em 9 de março, conforme estabelecido no projeto de lei nº 276/2023, de autoria do deputado João Cardoso (Avante).
Além disso, a CESC aprovou o "Dia do Faxineiro", proposto para 16 de maio, e o "Dia do Monitor Educacional", previsto para 31 de julho. Ambas as datas foram sugeridas pelo deputado Jorge Vianna (PSD) através dos projetos de lei nº 1.051/2024 e nº 1.082/2024, respectivamente. Essas homenagens buscam valorizar categorias profissionais que desempenham papéis essenciais na sociedade, mas que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento.
Outro destaque entre os projetos aprovados é a criação do "Dia em Homenagem aos Parlamentares Constituintes do Distrito Federal", previsto para ser celebrado em 5 de outubro. O deputado Pastor Daniel de Castro (PP), autor do projeto de lei nº 657/2023, propôs a data como uma forma de lembrar e homenagear os parlamentares que participaram da elaboração da primeira Constituição do DF.
Por fim, a Comissão aprovou o "Dia de Combate às Violações das Prerrogativas da Advocacia no Distrito Federal", a ser comemorado anualmente, como consta no projeto de lei nº 916/2024, da deputada Doutora Jane (MDB). Todas as propostas seguem em tramitação na Câmara Legislativa, aguardando novos passos no processo de aprovação.
Mín. 20° Máx. 32°