A Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, projetada por Oscar Niemeyer em Brasília, que esteve subutilizada desde sua criação em 1966, foi recentemente revitalizada e aberta ao público, resgatando sua essência original. O projeto, que inclui um restaurante semi-enterrado, foi concebido para oferecer um espaço de descanso e contemplação para as autoridades e trabalhadores dos Três Poderes, além de permitir que os visitantes apreciem a vista das obras icônicas do arquiteto, o Palácio do Congresso Nacional, o Palácio do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Após anos de abandono e usos diversos, como um restaurante chinês na década de 1970, o local finalmente cumpre sua proposta inicial, recebendo mais de 14 mil visitantes apenas no primeiro mês de funcionamento.
A revitalização do espaço, promovida pelo SENAC-DF em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, trouxe de volta o design original de Niemeyer, incorporando móveis modernos que seguem a linha modernista do arquiteto. Cerâmicas criadas por artistas locais complementam a experiência, transformando cada refeição em uma obra de arte. O cardápio, inspirado nos biomas brasileiros e com forte ênfase no Cerrado, destaca-se pelo uso de ingredientes regionais, como o pão de queijo com creme de pequi e com carne de panela, proporcionando uma conexão íntima com a cultura local.
A Casa de Chá também oferece um ambiente propício para o lazer e a apreciação da história de Brasília. Com música de qualidade e a possibilidade de conhecer mais sobre a construção da capital e do próprio espaço, o local se consolida como um novo ponto de encontro cultural para os brasilienses. Segundo Jackeyline Reis Mapurunga, gerente do projeto, "o espaço está reavivando memórias afetivas e se estabelecendo como um símbolo de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade".
Mín. 17° Máx. 29°