Quarta, 11 de Setembro de 2024
20°

Tempo limpo

Brasília, DF

Turismo Casa de Chá

Casa de Chá de Oscar Niemeyer é revitalizada e resgata memória cultural de Brasília

Espaço emblemático, projetado pelo renomado arquiteto, finalmente cumpre sua proposta original após quase 50 anos de espera, oferecendo ao público uma experiência única com foco nos sabores e cultura do Cerrado

18/08/2024 às 17h32 Atualizada em 18/08/2024 às 18h24
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Claudio Campos
Claudio Campos

A Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, projetada por Oscar Niemeyer em Brasília, que esteve subutilizada desde sua criação em 1966, foi recentemente revitalizada e aberta ao público, resgatando sua essência original. O projeto, que inclui um restaurante semi-enterrado, foi concebido para oferecer um espaço de descanso e contemplação para as autoridades e trabalhadores dos Três Poderes, além de permitir que os visitantes apreciem a vista das obras icônicas do arquiteto, o Palácio do Congresso Nacional, o Palácio do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Após anos de abandono e usos diversos, como um restaurante chinês na década de 1970, o local finalmente cumpre sua proposta inicial, recebendo mais de 14 mil visitantes apenas no primeiro mês de funcionamento.

Continua após a publicidade

A revitalização do espaço, promovida pelo SENAC-DF em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, trouxe de volta o design original de Niemeyer, incorporando móveis modernos que seguem a linha modernista do arquiteto. Cerâmicas criadas por artistas locais complementam a experiência, transformando cada refeição em uma obra de arte. O cardápio, inspirado nos biomas brasileiros e com forte ênfase no Cerrado, destaca-se pelo uso de ingredientes regionais, como o pão de queijo com creme de pequi e com carne de panela, proporcionando uma conexão íntima com a cultura local.

A Casa de Chá também oferece um ambiente propício para o lazer e a apreciação da história de Brasília. Com música de qualidade e a possibilidade de conhecer mais sobre a construção da capital e do próprio espaço, o local se consolida como um novo ponto de encontro cultural para os brasilienses. Segundo Jackeyline Reis Mapurunga, gerente do projeto, "o espaço está reavivando memórias afetivas e se estabelecendo como um símbolo de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Claudio Campos
Claudio Campos
Sobre Claudio Campos iniciou no jornalismo, como repórter de política, em 1979 e adquiriu seu registro profissional MTB/FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) n°2993/DF em 12 de fevereiro de 2003 e registro FIJ (Federação Internacional de Jornalistas) n° BR19488 em 16 de setembro de 2022. Apartidarismo, imparcialidade crítica e independência jornalística são preceitos básicos que norteiam sua conduta profissional e pessoal.
Brasília, DF Atualizado às 22h02 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Qui 31°C 19°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 32°C 20°C
Dom 33°C 21°C
Seg 35°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes