Quarta, 11 de Setembro de 2024
27°

Tempo limpo

Brasília, DF

Política Em Tramitação

Deputado Ricardo Vale propõe ensino de idiomas a distância nos Centros Interescolares de Línguas do DF

Projeto de lei visa expandir acesso à educação linguística através de plataformas digitais

29/08/2024 às 10h23
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Carlos Gandra/Agência CLDF
Carlos Gandra/Agência CLDF

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Ricardo Vale (PT), apresentou na semana passada o Projeto de Lei 1.249/2024, que pretende revolucionar o ensino de idiomas na rede pública de ensino local. O projeto propõe que os Centros Interescolares de Línguas (CILs) possam oferecer cursos de idiomas na modalidade de educação a distância, utilizando plataformas digitais. O objetivo é ampliar o alcance dos cursos e atender a uma demanda crescente entre estudantes e membros da comunidade interessados em aprender novas línguas.

Continua após a publicidade

De acordo com o deputado, a digitalização dos cursos permitirá uma cobertura mais ampla, beneficiando um maior número de alunos e ampliando o acesso à educação linguística. Ricardo Vale destacou que a proficiência em um segundo idioma pode abrir portas para melhores oportunidades de trabalho e condições dignas. “Nosso sistema de ensino de idiomas é muito bom, mas a tecnologia pode potencializar ainda mais esse recurso, garantindo que mais pessoas possam se beneficiar”, afirmou o parlamentar.

O Projeto de Lei também visa enfrentar o desafio do déficit de acesso. Atualmente, dos 82 mil estudantes matriculados no ensino médio da rede pública do DF, apenas 25% têm acesso aos 17 CILs disponíveis. A proposta busca preencher essa lacuna e atender também ao grande número de pessoas da comunidade, de diferentes faixas etárias, que estão ansiosas para aprender um segundo idioma.

Se aprovado, o projeto não só ampliará o alcance dos cursos oferecidos pelos CILs, mas também contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos do Distrito Federal. A inclusão da educação a distância como uma opção para o ensino de idiomas representa um passo significativo em direção a uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades da sociedade moderna.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários