O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (4) para o Distrito Federal devido à drástica queda na umidade relativa do ar. O alerta vermelho, o nível mais crítico dos três tipos de alerta emitidos pelo Inmet, foi ativado às 13h e indica um grande perigo para a saúde e para o meio ambiente. A estação da Ponte Alta, no Gama, marcou o índice mais baixo de umidade até o momento, com apenas 9% registrado às 14h. Este nível crítico sugere que a umidade está abaixo dos 12% em diversas áreas do DF.
A baixa umidade relativa do ar não só aumenta os riscos de incêndios florestais, como também representa sérios riscos à saúde. De acordo com o Inmet, a exposição a essas condições pode causar doenças pulmonares, dores de cabeça e outros problemas relacionados ao ressecamento das vias respiratórias. Em resposta a esse cenário, o instituto orienta a população a seguir uma série de medidas preventivas: manter-se bem hidratado, evitar atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes, usar hidratantes para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.
O alerta vem na esteira de um recorde histórico de baixa umidade no Distrito Federal. Na terça-feira (3), a estação do Inmet no Gama registrou um índice alarmante de 7%, o menor já documentado na região. O recorde anterior foi de 8%, registrado em setembro de 2019. Este período de seca intensa tem contribuído para um aumento significativo nos casos de incêndios em vegetação. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) reportou 183 ocorrências de incêndios nos dois primeiros dias de setembro, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade urgente de medidas de prevenção.
O Inmet e o CBMDF continuam monitorando a situação de perto, recomendando que a população adote todos os cuidados necessários para minimizar os riscos associados à atual condição climática.
Mín. 17° Máx. 29°