Com o decreto de ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) na próxima sexta-feira (6), o funcionamento de diversos órgãos e serviços públicos será alterado. Serviços essenciais, como iluminação pública, saneamento e coleta de lixo, seguirão operando normalmente. A CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) manterá seu atendimento de campo e call center ativos, enquanto a Caesb oferecerá atendimento via aplicativo, site e telefone, apesar do fechamento de seus postos físicos.
Os espaços de lazer também estarão à disposição da população. O Mirante da Torre de TV, o Zoológico e o Jardim Botânico abrirão nos dias 6, 7 e 8 de setembro, permitindo que brasilienses aproveitem o feriado prolongado. O Metrô-DF funcionará em horário normal na sexta, das 5h30 às 23h30, mas no sábado (7) adotará a escala de feriado, com operação das 5h30 às 19h. Já o trânsito na Esplanada dos Ministérios será interrompido a partir das 23h de sexta-feira, em preparação para o desfile de 7 de setembro.
Outros serviços, como os centros de assistência social (Cras e Creas) e os centros olímpicos e paralímpicos, estarão fechados na sexta-feira. Em contrapartida, os restaurantes comunitários funcionarão em horário regular, com seis unidades abertas no sábado em diferentes regiões do DF. Para situações de emergência, o Conselho Tutelar e o Centro Integrado 18 de Maio oferecerão atendimento via telefone, garantindo suporte imediato às demandas urgentes.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental também manterão o funcionamento regular, com horários disponíveis no site do instituto. Apesar do fechamento de várias unidades do GDF, serviços de segurança e assistência à mulher, como a Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, seguirão operando normalmente, oferecendo suporte às vítimas de violência.
Mín. 17° Máx. 29°