A previsão do tempo para esta segunda-feira (9/9) no Distrito Federal indica uma máxima de 31°C, com umidade relativa do ar variando entre 15% e 60%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O tempo quente e seco, caracterizado por poucas nuvens e névoa seca, deve se manter nos próximos dias. Com um período de estiagem que já chega a 139 dias sem chuvas, a situação se agrava com o aumento de focos de queimadas na região.
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, não há previsão de chuvas para os próximos dias. “Não temos nenhum horizonte que favoreça a previsão de chuva nesta primeira quinzena de setembro. A estiagem, baixa umidade e diversos focos de incêndios em vegetação no DF e Entorno também contribuem para a permanência de névoa seca”, afirmou. A combinação de fatores climáticos e ambientais está criando condições severas para a população.
Na semana anterior, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, registrou umidade relativa do ar mínima de 7%, o menor índice já observado na história do Distrito Federal. Esse nível de secura intensifica os riscos de incêndios e problemas respiratórios, além de exigir atenção especial à hidratação e cuidados com a saúde.
As autoridades recomendam evitar atividades físicas intensas durante as horas mais quentes do dia e adotar medidas para combater o risco de incêndios, como não descartar resíduos em áreas de vegetação. A tendência de tempo seco e quente continua, demandando ações preventivas para minimizar os impactos da estiagem e preservar o bem-estar da população.
Mín. 20° Máx. 32°