Quinta, 03 de Outubro de 2024
30°

Tempo limpo

Brasília, DF

Saúde Setembro Verde

DF realiza evento Setembro Verde para conscientizar sobre a doação de órgãos

Atividade promovida pela Secretaria de Saúde busca sensibilizar a população e aumentar o número de doadores no DF

20/09/2024 às 11h32
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Neste domingo (22), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promove o evento "Setembro Verde – Doe Órgãos, Doe Vida", no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e ampliar o número de doadores na região. A ação, que ocorre entre 8h e 13h, contará com diversas atividades de saúde e bem-estar, como práticas integrativas, aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de sorteio de brindes.

Continua após a publicidade

Organizado pela Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF), com apoio do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTX), o evento também busca esclarecer dúvidas sobre o processo de doação e transplante de órgãos. Gabriella Christmann, diretora da CET-DF, enfatiza a importância da conscientização: “Nosso trabalho não existe sem a participação voluntária da população”. A programação inclui uma caminhada em grupo às 9h e, às 11h30, um encontro entre transplantados, famílias de doadores e profissionais de saúde.

O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos do mundo, e o Distrito Federal se destaca na execução desse serviço. Até agosto de 2023, o DF realizou 545 transplantes, sendo 207 de córnea, 177 de órgãos como rim, fígado e coração, e 161 de medula óssea. A CET-DF é responsável por todo o gerenciamento do processo, desde a organização do cadastro de receptores até a logística de doação e distribuição de órgãos e tecidos removidos.

O evento "Setembro Verde" busca incentivar a participação da população nesse processo vital, que salva vidas. A expectativa é que o encontro ajude a dissipar mitos e aumentar o número de potenciais doadores no Distrito Federal, ampliando ainda mais o alcance do maior programa de transplantes do mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários