Mesmo com a seca prolongada que afeta o Distrito Federal, a qualidade da água do Lago Paranoá continua adequada para atividades recreativas e esportivas. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), os testes semanais realizados em dez pontos ao redor do lago confirmam que os níveis de pH e de coliformes fecais permanecem dentro dos limites aceitáveis para banho e lazer. Os dados mais recentes, coletados em 10 de setembro, mostram que apenas três pontos estão impróprios para banho, próximos às estações de tratamento de esgoto do Lago Norte e Lago Sul, e no Morro do Ultraleve, na QL 14 do Lago Sul.
A Caesb realiza dois tipos de monitoramento: um diretamente no lago para verificar o pH, e outro em laboratório, para aferir a presença de coliformes fecais, principalmente a bactéria *Escherichia coli*. Os parâmetros de segurança para o uso da água são estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina um pH ideal entre 7 e 10 e um limite de até 800 coliformes por 100 mililitros de água. Os pontos adequados para banho incluem áreas populares como as prainhas da Ponte JK, Ermida Dom Bosco e Praça dos Orixás.
Para manter a preservação do Paranoá, a Caesb está apoiando a operação Lago Limpo, que ocorre até este sábado (21), no Deck Sul. A ação, coordenada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), reúne diversos órgãos do Governo do Distrito Federal para promover a limpeza do lago. Mergulhadores se encarregarão de remover lixo submerso, como garrafas, latas e até eletrodomésticos, e o material recolhido será levado para depósitos mantidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Além da limpeza, a operação inclui atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância de descartar corretamente o lixo e preservar o meio ambiente. Em 2023, a operação recolheu 7 toneladas de resíduos, evidenciando a necessidade contínua de campanhas de conscientização. A Caesb também está presente no evento, com a distribuição de água potável e uma unidade móvel para reforçar as ações de educação ambiental.
Mín. 20° Máx. 32°