Como trabalhador de uma casa espírita, ou apenas como um espírita ativo e engajado com a doutrina, suas bases e forças, há de se ter algumas formas de conduta e também uma boa consciência de suas habilidades e daquilo que se enxerga e vê. Não que sejam passos tão certos ou determinados, mas sim que tragam consigo algumas convicções e saberes importantes, ou seja, que sigam uma determinada forma de ação que convém ao espiritismo e sua essência, o bem, a caridade, a justiça em sua mais profunda forma.
Esta importância se traduz na questão de que para conseguir trazer tais ideias da melhor forma, e assim fazer valer a doutrina e sua força, o mais imprescindível para o médium é ter uma mediunidade bem trabalhada, ou seja, possuir uma boa educação de seus sentimentos. Conhecer-lhes o máximo possível, sabendo sentir as dores e ambiguidades internas que carrega, mas que convergem diretamente para formar seu ser, a pessoa que este é. Ao ter este conhecimento, consegue também melhorar alguns de seus problemas e defeitos. Sempre com os devidos cuidados, pois Clarice Lispector já dizia dos perigos de cortar os defeitos, pois um deles podia ser a sustentação do edifício inteiro. Ainda assim isto não exime o médium de buscar ver os defeitos e problemas que têm suas raízes e as formas que teria para sua devida correção.
A partir de tal condição, pode-se sempre colocar o que se tem nesta educação mediúnica, sentimental que revela seus níveis e sua importância na medida em que o médium, trabalhador, passa a ver melhor o que pensa o que faz, quais espíritos atraem, e o tipo de força que reúne em suas sessões ou quando em atendimento para com algum espíritos encarnado necessitado de alguma forma de ajuda. Nesta forma de agir, a busca mais importante é para o bem estar e consolação daquele que vem para a doutrina. Pois, por seu caráter consolador e sensível, capaz de se conectar profundamente com o ser humano e suas características, fazendo com que promova seu melhoramento interno, mais autoconhecimento e, talvez, em maior prazo, promover-lhe uma reforma íntima.
De grande importância como um todo para as pessoas, tal reforma necessária é. Pois se trata de conhecer e melhorar seu interior. Por ser alguém que mexerá com muita força nas profundezas humanas, ela é de vital importância ao médium, uma vez que trabalhará diretamente com isto. Mas também para as pessoas em geral, pois será um grande melhoramento espiritual que lhes será promovido. Tal reforma íntima terá de ser conduzida internamente por cada espírito, baseada em seus princípios e suas essências. No entanto, um bom médium, capaz de promover consolo e orientação, terá um importante papel para a concretização de tais ações, de tal reforma.
Mín. 20° Máx. 32°