Após um incêndio que devastou 1.473 hectares do Parque Nacional de Brasília, a Piscina Pedreira, também conhecida como piscina velha, será reaberta ao público a partir desta terça-feira (24/9). O horário de funcionamento será das 7h às 16h, oferecendo aos visitantes um dos principais atrativos da reserva. A segunda piscina da área de recreação, chamada de Piscina Areal, permanece interditada, assim como as trilhas para caminhada e mountain bike.
O parque, localizado a cerca de 10 quilômetros do centro da capital federal, foi fechado há uma semana, no dia 15, devido ao incêndio que se espalhou pela parte leste da reserva. A queimada foi controlada após quatro dias de intensos trabalhos, com a participação de 700 profissionais do ICMBio, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Ibama e Instituto Brasília Ambiental (Ibram). A área total afetada está em processo de recuperação, e as autoridades seguem monitorando o local.
Criado em 1961, o Parque Nacional de Brasília, conhecido também como Água Mineral, abrange atualmente 42,35 mil hectares do bioma Cerrado. A reserva é lar de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o tatu-canastra, tamanduá-bandeira e a águia-cinzenta, e se destaca como um refúgio ecológico e área de lazer para os moradores do Distrito Federal. O ingresso para acessar o parque custa R$ 18 para adultos, sendo gratuito para crianças até 11 anos e idosos acima de 60. Não há venda antecipada de bilhetes, que podem ser adquiridos no local por meio de PIX, cartões ou em espécie.
Mesmo com a reabertura parcial, as restrições permanecem para garantir a segurança dos visitantes e a proteção da fauna e flora locais. Além das trilhas e da Piscina Areal, a entrada de animais de estimação está proibida. As autoridades pedem que os frequentadores sigam as orientações de preservação ambiental, respeitando as normas de visitação.
Mín. 20° Máx. 32°