O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade do ar para esta terça-feira (24), com índices variando entre 20% e 30% em várias regiões do Brasil. O fenômeno climático afeta principalmente áreas do Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste e Sul, incluindo o Distrito Federal, a região metropolitana de São Paulo, além de diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Entre as áreas impactadas estão grandes regiões metropolitanas e municípios como São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Marília e Presidente Prudente. No Paraná, regiões como o noroeste e centro-sul também estão em alerta, enquanto no estado de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o sudoeste são as áreas mais afetadas. O INMET também incluiu áreas do sudoeste de Minas e do centro-oeste paulista entre as regiões que devem ficar atentas às condições climáticas adversas.
Apesar do baixo risco de incêndios florestais, o órgão meteorológico orienta a população a tomar medidas preventivas, como ingerir bastante líquido, evitar a exposição direta ao sol e reduzir atividades físicas durante os horários mais quentes do dia. Além disso, as autoridades recomendam que os cidadãos busquem mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193), caso necessitem de orientação adicional.
Essas condições de baixa umidade, típicas de períodos de seca, podem trazer riscos à saúde, como desidratação, problemas respiratórios e irritações nos olhos e na pele. Por isso, o INMET reforça a importância de seguir as recomendações, principalmente em áreas mais afetadas pela queda na umidade relativa do ar.
Mín. 20° Máx. 32°