Quinta, 03 de Outubro de 2024
32°

Tempo limpo

Brasília, DF

Direitos Humanos Direito Delas

Programa Direito Delas inaugura novo núcleo de atendimento em São Sebastião

Iniciativa amplia rede de apoio a vítimas de violência doméstica e familiar no Distrito Federal, com 10 unidades distribuídas pela capital

24/09/2024 às 16h15
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), inaugurou nesta terça-feira (24) o décimo núcleo de atendimento do programa Direito Delas, em São Sebastião. O espaço, localizado na administração regional da cidade, oferece assistência social, psicológica e jurídica gratuita a vítimas de violência doméstica e familiar. O programa busca proporcionar um ambiente acolhedor e de escuta ativa, reforçando o compromisso do GDF em apoiar as vítimas de violência.

Continua após a publicidade

Com a nova unidade, o programa Direito Delas agora conta com núcleos em diversas regiões do Distrito Federal, incluindo Ceilândia, Guará, Planaltina e Estrutural. Desde seu lançamento, em novembro de 2022, o programa já realizou mais de 4.000 atendimentos, sendo a maior parte deles registrada apenas neste ano. Além do atendimento especializado, o Direito Delas oferece encaminhamento a outros serviços da rede de proteção, como o Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid) e o Copom Mulher, ambos da Polícia Militar do Distrito Federal.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira de Oliveira, destacou a importância da expansão do programa como parte de uma política pública integrada para a proteção das mulheres. "Quem cuida de uma mulher cuida de toda uma geração. A rede de proteção é essencial para fortalecer a pauta da mulher e garantir a segurança de toda a família", afirmou. A integração entre o GDF e a PMDF também foi destacada pela comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, que explicou como a rede de apoio facilita o atendimento imediato às vítimas.

O programa atende não só mulheres vítimas de violência doméstica, mas também crianças, adolescentes e familiares de vítimas de feminicídio. Para casos específicos, como estupro e sequestro, as vítimas podem recorrer ao Centro Especializado de Atenção às Vítimas, localizado no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, em Brasília. As unidades do Direito Delas funcionam em horários variados, com atendimentos presenciais distribuídos por toda a capital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários