O Distrito Federal está em estado de alerta vermelho devido às altas temperaturas e à baixa umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nos próximos cinco dias, a capital brasileira deve enfrentar temperaturas até 5°C acima da média de setembro, que é de 29°C, o que pode elevar os termômetros para mais de 34°C. Além disso, a umidade relativa do ar poderá atingir níveis críticos, variando entre 14% e 15%, aumentando os riscos à saúde e a necessidade de cuidados redobrados.
Brasília já soma 156 dias consecutivos sem chuva, configurando o segundo ano mais seco da história, atrás apenas de 1963, quando a cidade passou 163 dias sem precipitações. Embora o Inmet indique que chuvas isoladas possam ocorrer em algumas regiões do DF no próximo final de semana, o retorno regular das precipitações é esperado apenas para o final de outubro ou início de novembro, com a chegada do período chuvoso.
A seca prolongada e as altas temperaturas trazem preocupações com relação à saúde da população, ao meio ambiente e ao aumento de incêndios florestais. Especialistas recomendam a ingestão frequente de água, o uso de umidificadores e a redução de atividades físicas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.
Mín. 20° Máx. 32°