Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a Receita Federal libera o último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024, beneficiando cerca de 511 mil contribuintes. O total a ser desembolsado é de R$ 1,03 bilhão, incluindo também restituições residuais de anos anteriores. Entre os beneficiados, estão aproximadamente 86 mil residentes do Rio Grande do Sul, que foram priorizados em razão das enchentes que afetaram a região nos meses de abril e maio.
De acordo com a Receita Federal, cerca de 40% do montante destinado ao pagamento será direcionado a contribuintes com prioridade no reembolso. Dentre os privilegiados, destacam-se 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) em suas declarações. A implementação da prioridade para aqueles que optaram por esse método de recebimento já está em vigor desde o ano passado, visando tornar o processo mais ágil.
A lista de contribuintes prioritários também inclui 106.289 pessoas que não informaram a chave Pix, além de 75.686 com idades entre 60 e 79 anos, 23.180 cuja principal fonte de renda provém do magistério, 11.188 idosos acima de 80 anos e 6.731 com deficiência física, mental ou moléstia grave. No caso dos contribuintes do Rio Grande do Sul, a inclusão na lista de prioridades se deu pela regularização das declarações até setembro.
Para consultar a restituição, os contribuintes podem acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, ele deve verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, retificar a declaração para aguardar os próximos lotes residuais. Os valores que não forem depositados na conta informada poderão ser resgatados por até um ano no Banco do Brasil.
Mín. 20° Máx. 32°