Quinta, 03 de Outubro de 2024
30°

Tempo limpo

Brasília, DF

Política Eleições Municipais

Eleitores se preparam para o primeiro turno das eleições municipais de 2024

Aplicativo e-Título facilita a consulta ao local de votação e uso de geolocalização para o pleito de domingo

01/10/2024 às 09h48
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Roberto Jayme/Ascom/TSE
Roberto Jayme/Ascom/TSE

O Brasil conta com 155,9 milhões de eleitores aptos a participar das eleições municipais de 2024, que ocorrerão no próximo domingo, 6 de outubro, em 5.569 municípios do país. No Distrito Federal, não haverá votação, e o voto permanece obrigatório para eleitores entre 18 e 69 anos. Para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos ou entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. Eleitores residentes no exterior não participam das eleições municipais e não precisam justificar ausência.

Continua após a publicidade

Para consultar o local de votação, eleitores podem utilizar o aplicativo e-Título ou o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O e-Título, versão digital do título de eleitor, oferece informações sobre a zona e a seção eleitoral e ainda conta com ferramentas de geolocalização para guiar o eleitor até o local de votação. A consulta também pode ser feita no site do TSE, onde o usuário pode acessar a aba "Serviços eleitorais" e selecionar a opção "Consulte Onde Votar", após inserir dados como nome, número do título ou CPF.

Caso o eleitor tenha solicitado transferência temporária da seção eleitoral dentro do mesmo município, o novo local já estará atualizado nas plataformas de consulta. O prazo para baixar o aplicativo e-Título nas lojas virtuais de aplicativos para sistemas Android e iOS é até o sábado, 5 de outubro, garantindo que o eleitor esteja preparado para o pleito. No dia da votação, não é necessário levar o título físico, já que o e-Título cumpre essa função, desde que o documento esteja regularizado.

Na seção eleitoral, o eleitor precisará apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título, carteira de identidade, passaporte, CNH, entre outros. A Justiça Eleitoral também destaca que documentos com data de validade expirada serão aceitos, desde que seja possível comprovar a identidade do cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários