O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, nesta terça-feira (1º), o pagamento do calendário de setembro para beneficiários que recebem acima de um salário mínimo (R$ 1.412). O pagamento inclui aposentados, pensionistas e titulares de auxílios cujo número final do cartão de benefício, sem considerar o dígito verificador, termina em 0 e 6. Ao todo, o INSS informa que realiza o pagamento de 40 milhões de benefícios em todo o país.
O instituto também desmentiu um boato que circula nas redes sociais sobre a suspensão do adiantamento do calendário de pagamentos para moradores do Rio Grande do Sul. De acordo com o INSS, o pagamento antecipado para o estado continua sendo feito no primeiro dia do calendário oficial, enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Isso é uma medida de apoio às vítimas dos recentes desastres naturais na região.
Para os demais beneficiários em outras regiões do Brasil, o cronograma oficial de pagamentos do INSS segue normalmente, conforme o valor recebido e o dígito final do cartão do benefício. Quem recebe até um salário mínimo teve os pagamentos iniciados no final de setembro e, para aqueles que ganham mais, os depósitos começaram nesta terça-feira, de acordo com o número final do benefício.
Os segurados podem consultar o cronograma de pagamento diretamente pelo site do INSS ou no aplicativo Meu INSS. Para saber a data exata, basta verificar o número do cartão do benefício e desconsiderar o dígito verificador, que aparece após o traço.
Mín. 20° Máx. 32°