A Rede Feminina de Combate ao Câncer lançou uma campanha que oferece 100 exames de mamografia gratuitos para mulheres, em parceria com o Laboratório Sabin, como parte da programação do Outubro Rosa. As inscrições para as vagas começaram nesta terça-feira (1º), e a iniciativa visa conscientizar e promover a prevenção do câncer de mama, principal foco das ações durante o mês. “A Rede Feminina é referência no apoio a pacientes com câncer de mama, principalmente em outubro, oferecendo palestras e informações sobre o tratamento”, destacou Larissa Bezerra, coordenadora da Rede.
As mulheres que desejam realizar o exame devem ter mais de 45 anos ou, caso sejam mais jovens, apresentar sintomas ou histórico familiar de câncer de mama. As pacientes que se enquadram nos critérios podem se inscrever diretamente na sede da Rede Feminina, localizada no Hospital de Base, sem a necessidade de pedido médico. “Se houver sintomas ou se a paciente for menor de 45 anos, será necessário um relatório e o pedido do mastologista”, explicou Larissa.
O atendimento para cadastro é feito das 8h às 17h, ou até que todas as vagas sejam preenchidas, seguindo a ordem de chegada, sem a exigência de triagem social. Nos últimos anos, ações semelhantes ofereceram até 500 mamografias, e a expectativa é que as 100 vagas disponibilizadas nesta campanha sejam preenchidas rapidamente. “Acreditamos que a demanda será alta, como em campanhas anteriores”, afirmou a coordenadora.
A campanha de mamografias faz parte de um conjunto de iniciativas que a Rede Feminina espera intensificar ao longo do Outubro Rosa, com a meta de ampliar o acesso à saúde e bem-estar das mulheres. A parceria com o Laboratório Sabin também inclui a realização de consultas para aquelas que apresentarem alterações nos exames, fortalecendo a rede de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mín. 20° Máx. 32°