No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que será realizado em 3 de novembro, os participantes enfrentarão o desafio de produzir um texto dissertativo-argumentativo com até 30 linhas. A proposta será baseada em uma situação-problema, e a capacidade de argumentação e intervenção sobre o tema será fundamental para obter uma boa pontuação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a cartilha “A Redação do Enem 2024”, que orienta os candidatos sobre como atender às exigências da prova.
Entre as competências exigidas na redação do Enem estão o domínio da norma culta da língua portuguesa, a organização coerente dos argumentos e a capacidade de desenvolver uma proposta de intervenção para o problema abordado. A estrutura dissertativa-argumentativa é indispensável, assim como o uso adequado de mecanismos linguísticos que favoreçam a argumentação. A cartilha, disponível no portal do Inep, oferece exemplos de redações que alcançaram a pontuação máxima em 2023, servindo de guia para os candidatos que desejam entender os critérios de excelência da prova.
Cada redação será avaliada por dois corretores, que atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências exigidas. Caso haja uma grande discrepância entre as notas, um terceiro corretor será chamado para reavaliar o texto. A pontuação final é a média das notas atribuídas pelos avaliadores. Dentre os erros que podem zerar a redação estão a fuga ao tema proposto, a não observância da estrutura exigida e a presença de trechos desconectados do tema.
Além de ser um fator crucial para o ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil, a nota do Enem também é utilizada como critério de acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais ainda podem ser aproveitados por estudantes que desejam cursar o ensino superior em Portugal, em instituições que mantêm convênios com o Inep, ampliando as possibilidades de estudos internacionais para brasileiros.
Mín. 16° Máx. 22°