Segunda, 25 de Setembro de 2023
28°

Tempo nublado

Brasília, DF

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Câmara aprova projeto que concede bolsas de pesquisa a técnicos administrativos

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Deputados em sessão do Plenário A Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite o recebimento de bolsas por...

19/09/2023 às 20h11
Por: Agência 2CNews Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputados em sessão do Plenário - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
Deputados em sessão do Plenário - (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite o recebimento de bolsas por parte de servidores envolvidos efetivamente em atividades de pesquisa. O Projeto de Lei 5649/19 será enviado à sanção presidencial.

Continua após a publicidade

Os deputados aprovaram, na sessão do Plenário desta terça-feira (19), uma emenda do Senado ao projeto, de autoria da então deputada e atual senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

O texto foi aprovado com parecer favorável do relator, deputado Moses Rodrigues (União-CE). A emenda dos senadores permite a técnicos administrativos que atuam em instituições federais de ensino receberem bolsas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de intercâmbio.

Além disso, prevê que esses técnicos farão jus às bolsas se exercerem cargos de coordenação de projetos de pesquisa e extensão. Nesse caso, as bolsas poderão ser pagas diretamente pelas instituições federais de ensino, por agência oficial de fomento, por fundação de apoio ou por organismo internacional em razão de ato, tratado ou convenção internacional.

“Essas mudanças são um avanço significativo para valorizar e reconhecer profissionais que desempenham papéis essenciais nas instituições federais de ensino”, afirmou o relator.

Função ou emprego
O projeto permite ainda aos institutos federais de ensino concederem bolsas desse tipo a ocupantes de cargo público efetivo ou a detentores de função ou de emprego público (de estatais, por exemplo).

Atualmente, apenas alunos, docentes, pesquisadores externos ou de empresas envolvidas nessas atividades podem receber bolsa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários