Obras do Museu de Arte de Brasília são finalizadas, após 14 anos fechado

A reinauguração do MAB está prevista para acontecer em abril, até lá o museu passará pelos últimos detalhes da obra

Depois de 14 anos em obras, as reformas feitas no Museu de Arte de Brasília (MAB) foram concluídas nesta terça-feira (5). O museu foi fechado em 2007, por problemas nas instalações e um possível risco ao acervo de artes, porém as obras só começaram em 2017.

A reforma agora está passando pelos últimos detalhes como, paisagismo, e a vistoria do trabalho realizado pela empresa contratada, Engemil Engenharia, tudo deve ser feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que é responsável por fiscalizar o contrato. O novo museu será entregue à Secretaria de Cultura e Economia até o dia 15 de fevereiro.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues afirmou que o objetivo da obra é transformar toda a área no entorno do museu, até a Concha Acústica, em um polo cultural. O novo MAB será inaugurado em abril, pois o museu ainda será equipado com o acervo de obras que estão no Museu Nacional. “Temos que equipar o museu. É um processo que envolve aquisição de materiais”, pontuou Bartolomeu.

Museu de Arte de Brasília

Com 35 anos de história e detentor de um rico acervo de obras modernas e contemporâneas, de artistas locais e nacionais, o MAB retornará com instalações que atendem as necessidades de segurança, acessibilidade e contemplam espaços adequados para abrigar reserva técnica, laboratório de restauro e conservação, sala de triagem para recebimento e avaliação de obras, colocação de placas fotovoltaicas na cobertura para geração de energia e climatização dos locais de exposição de acervos.

Segundo o secretário Bartolomeu, a área em torno do museu será transformada em polo cultural, “Estamos dando um passo importante em direção a um projeto ainda mais arrojado, transformando toda essa área no entorno do Museu, até a Concha Acústica, em um polo cultural”.

Para o presidente da Novacap, Fernando Leite, o resultado final da obra ficou impressionante, “Estou impressionado com a qualidade da estrutura do museu, que praticamente renasceu como um equipamento novo em folha”.

Print Friendly, PDF & Email