Real,dinheiro, moeda

Pelo 3º mês consecutivo, Brasília tem a menor inflação entre 16 capitais, de acordo com o IBGE

O índice foi de 0,17% no último mês, e pelo terceiro mês seguido

Segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que calcula o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Brasília registrou a menor inflação do país, no mês de junho.

O índice foi de 0,17% no último mês, e pelo terceiro mês consecutivo, Brasília teve a menor taxa entre as 16 regiões metropolitanas e municípios pesquisados. A inflação nacional ficou em 0,53%.

As outras três cidades com melhor desempenho foram Rio de Janeiro (RJ) e Belém (PA), ambas com 0,24%, e São Luís (MA), com 0,3%. O maior índice foi registrado em Recife (PE), com 0,92%.

Leia também:
Inflação oficial fica em 1,16 em setembro e atinge 10,25% em 12 meses

Foram pesquisado nove grupos de produtos e serviços. Destes, cinco tiveram alta de preços em junho. Alguns medicamentos, como analgésicos e antitérmicos, subiram mais de 3%.

De modo geral, o maior impacto (0,09%) veio do grupo saúde e cuidados pessoais, cujos preços subiram 0,6%.

O segundo maior impacto (0,8%) veio do grupo habitação (0,62%), influenciando principalmente pelas altas em energia elétrica residencial (3,92%) e gás de botijão (2,25%). No lado das quedas, destaque para a taxa de água e esgoto com variação de -2,40%.

Print Friendly, PDF & Email