Programa de Demissão Voluntária e reestruturação de 361 unidades é anunciada pelo Banco do Brasil

A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento

Por meio de um comunicado ao mercado assinado nesta segunda-feira (11), o Banco do Brasil (BB), anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária, e ainda o fechamento de 361 unidades – 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, no primeiro semestre deste ano.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o plano prevê a otimização de 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. Também estão previstas a transformação de oito postos de atendimento em agências, de 145 unidades de negócios em Lojas BB, além da relocalização e 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios.

 “A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais”, diz o comunicado

Programas

As chamadas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários são as seguintes:

Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.

Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.

A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro.

Print Friendly, PDF & Email