Rede e PSB entrarão com requerimento para suspender eleições no Amapá

Partidos querem a suspensão das eleições, assim como aconteceu na capital Macapá

O Amapá chegou hoje ao 10º dia de apagão. A crise de abastecimento de energia começou na noite do dia 3 de novembro, atingindo 13 dos 16 municípios do estado, após um incêndio atingir a principal subestação do estado e o serviço foi interrompido. Os habitantes ficaram sem electricidade até sábado (7), quando começou o rodízio.

O partido Rede de Sustentabilidade e o PSB vão pedir o adiamento das eleições nos municípios do Amapá. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou, nesta quinta-feira (12), a eleição apenas na capital, Macapá. O primeiro turno da eleição seria neste domingo.

A historiadora Marcela Viana fez um vídeo mostrando como o município de Santana é separado apenas por uma ponte da capital, que também sofre com o apagão e todos os demais problemas. “Adiaram nossas eleições, mas só em Macapá”, criticou a historiadora em um vídeo. “Não adiaram em outros municípios, que também estão sofrendo apagão e com aumento de casos na pandemia. Santana fica grudado com Macapá e não teve eleições adiadas. Também tem apagão, também tem pandemia, também tem protesto. Só o que liga Macapá a Santana é uma ponte”(sic).

O senador Randolfo Rodrigues (Rede-AP) disse que nas próximas horas entrará com um pedido para adiar as eleições nos 16 municípios.  “A frente Macapá Solidária, composta pelo PSB e Rede, protocolará, nas próximas horas, no TRE, uma solicitação para que o adiamento das eleições, já definido para a capital Macapá, para que ocorra, também, nos demais municípios do estado”

“O apagão atinge 13 dos 16 municípios do Amapá. Santana fica junto à cidade. Mazagão fica a 20 km, 25 km. Não se justifica adiar as eleições em Macapá e não adiar nos demais municípios. Os mesmos problemas que os macapaenses estão sofrendo, os santanenses e mazaganenses também estão sofrendo, assim como os demais cidadãos e cidadãs dos municípios do estado”. argumentou o senador.

Print Friendly, PDF & Email