Reprodução

São Paulo confirma o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado

A paciente, uma mulher de 41 anos, residente de Fernandópolis desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial

A Secretaria de Estado da Saúde de SP confirmou na noite dessa quarta-feira (16) o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. A paciente é uma mulher de 41 anos, que mora em Fernandópolis, região de São José do Rio Preto.

A confirmação foi feita pelo Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz, após sequenciamento genético de duas amostras clínicas de um caso suspeito, identificados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).

A paciente desenvolveu a doença em julho, com resultado positivo em exame laboratorial. Após 145 dias do primeiro diagnóstico, a paciente testou positivo para a doença em novembro. Em nota técnica do Ministério da Saúde, o caso apresentou todos os critérios estabelecidos para a confirmação de reinfecção.

Em entrevista à TV Globo, o secretário de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, disse que a mulher passa bem e não precisou ser hospitalizada. “Praticamente ela já está curada, a preocupação nossa foi o acompanhamento, principalmente na reinfecção. Isso acende um alerta não só para nossa cidade, mas para o nosso país que isso pode acontecer e que as pessoas continuem se cuidando”, disse.

Primeiro caso de reinfecção no Brasil

O primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil foi confirmado no dia 9 deste mês. A paciente é uma médica de 37 anos, residente em Natal (RN) e trabalha também na Paraíba. Ela contraiu o SARS-CoV2 quase quatro meses depois por duas linhagens diferentes do vírus. A primeira contaminação foi em junho e a outra em outubro.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) outros cinco casos estão em investigação.  

Critérios

Os critérios para a definição de reinfecção utilizados pela FioCruz são: Intervalo de tempo entre a primeira e a segunda infecção precisa ser maior de 90 dias. Resultados de PCR positivos. Sequenciamento completo do genoma do coronavírus.

Print Friendly, PDF & Email