Entrevista coletiva do ministro da economia, Paulo Guedes

“Somos liberais, mas não somos trouxas”, afirma Paulo Guedes

O ministro disse que a reindustrialização do Brasil é um dos objetivos do governo

Nesta quinta-feira (27), o ministro da Economia Paulo Guedes disse que a reindustrialização do Brasil é um dos objetivos do governo. Para o ministro, o ritmo de abertura da economia precisa respeitar o “patrimônio” do parque industrial nacional. “Somos liberais, mas não somos trouxas”, afirmou.

Guedes disse que assistiu com muita tristeza à redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro nas últimas décadas.  “A forma de uma indústria ficar viva era conseguir uma proteção em Brasília e dividir com seus sindicatos o butim contra a sociedade brasileira. Enquanto havia uma exploração do consumidor, a indústria foi esmagada de 35% para 11% do PIB, quando ainda poderíamos ter de 20% a 25% do PIB”.

O ministrou citou as medidas tomadas pelo governo durante a pandemia da Covid-19 e defendeu a vacinação em massa da população para o terno seguro do trabalho.

Segundo o ministro, há ainda necessidade de revisão dos impostos sobre o setor produtivo. “A agroindústria brilha no mundo também porque setor tem ‘ausência de tributação’”, comentou.

Ele defendeu a criação de um polo digital no meio da Amazônia brasileira, semelhante ao Vale do Silício nos Estados Unidos, para atrair as grandes companhias estrangerias do setor. “É preciso isenção tributária de 20 anos a companhias externas e brasileiras com sede na Amazônia. Manaus tem que ser a capital mundial da economia verde. O futuro é verde e digital, temos que redesenhar o modelo na Amazônia”.

Em meio aos embates do presidente Jair Bolsonaro com a CPI da Covid no Senado, o presidente chegou a ameaçar a Zona Franca de Manaus para atingir o presidente da Comissão Parlamentar, senador Omar Aziz (PSD), e o senador Eduardo Braga (MDB) – ambos representantes do Amazonas. “Imagine Manaus sem a Zona Franca. Hein, senador Aziz? Você que fala tanto na CPI, senador Eduardo Braga. Imagine aí o Estado, ou Manaus, sem a Zona Franca?”, disse o presidente em live no último dia 20.

Print Friendly, PDF & Email
Leia também:
De acordo com a FAO, Preços dos alimentos no mundo seguem em alta com queda de estoques