Temporal na tarde de ontem registrou acidentes de trânsito e vento de 65km/h, no DF

Pancadas de chuva resultou em metade do volume esperado para 25 dias deste mês. O tempo quente e úmido, são combustíveis essenciais para ter esse tipo de pancada

Na tarde de segunda-feira (25) uma chuva forte, em Brasília, resultou em metade do volume esperado para 25 dias deste mês. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologisa (Inmet) Andrea Ramos, choveu 62,8mm, sendo que a média do mês é de 209,4mm. Para esta terça-feira (26), a temperatura mínima será de 17ºC e a máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 40%, com previsão de pancadas de chuva

“Em 1 hora, choveu 62,8mm, sendo que a média do mês é de 209,4mm. O vento chegou a 65km/h. É importante salientar que dezembro e janeiro são os meses com maior expectativa de chuva. Até agora, choveu 60% do esperado no mês, de 1º a 25 de janeiro: 129,2mm. A chuva de ontem foi quase a metade dos 25 dias de precipitação. Como estava quente e úmido, são combustíveis essenciais para ter esse tipo de pancada”, explica Andrea.

O motivo de chuvas fortes na capital é muita umidade e muito calor, dois motivos que causam essas pancadas, “Estávamos com oito dias sem chuva, com muita umidade e muito calor, duas variáveis importantes para ter essas pancadas. Com um anticiclone atuando na região, a borda dele perdeu força, o que gerou mais umidade”, completa a meteorologista.

Acidentes no DF

Após a forte chuva na tarde desta segunda-feira (25), sete acidentes foram registrados pelas forças de segurança do Distrito Federal. A Polícia Militar (PMDF), registrou dois com vítimas, um na BR-020, próximo ao Condomínio RK, no sentido Planaltina, e o outro próximo a São Sebastião, no trevo de Unaí (MG).

Os demais acidentes ocorreram na BR-060; QE 38, no Guará; Park Way; Pistão Sul; Núcleo Bandeirante, no viaduto da floricultura.

Print Friendly, PDF & Email