Turismo rural no DF foi escolha de 36 mil brasilienses na pandemia

Cerca de 30 propriedades rurais do DF e do entorno receberam brasilienses durante a pandemia, para hospedagem, day use ou ida a restaurantes

Dados revelados ao Jornal Metrópoles pelo Ruraltur, grupo representativo das propriedades focadas no turismo rural do DF e também do entorno, mostraram que para fugir das aglomerações, o turismo rural foi a solução encontradas por brasilienses para garantir a segurança e a saúde da família. Em 2020, na média mensal pelo menos três mil moradores do DF decidiram viajar de carro e conhecer cerca de 30 fazendas, ranchos e chácaras abertos ao público e que estão localizados próximos ao centro da capital.

“Com a pandemia, a gente notou um aumento pela procura, não apenas de hospedagem, mas também o chamado day use e até mesmo a ida aos restaurantes abertos ao público nessas propriedades. O turismo rural de Brasília é muito rico, com uma grande diversidade, alinhado inclusive com a área cultural, ecoturismo, lazer e gastronomia”, afirmou a secretária executiva da entidade, Camila Marques de Souza Duarte.

Segundo Camila, a variedade regional é ainda é pouco conhecida pelos brasilienses. “A gente tem muitas propriedades de qualidade excepcional e que muita gente desconhece, como acampamento rural e locais com all inclusive [serviço com tudo incluído], por exemplo. Temos um leque para atender o público de várias classes econômicas”.

Alguns hotéis-fazenda próximos oferecem comida típica, passeio a cavalo, piscinas, cachoeira e ainda o contato direto com a natureza. Vai depender da preferência do visitante. “O turismo rural precisa estar mais inserido de forma estratégica nas alternativas dos brasilienses. Há locais com até 150 km de Brasília para observação de pássaros, por exemplo. Hoje, o GPS te leva até a porteira desse destino e, na maior parte das vezes, com asfalto até a porteira”.

Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo, o turismo rural será valorizado após a crise sanitária que atingiu diretamente o segmento. “A vacinação vai permitir a retomada em escala do turismo. Para Brasília, será excelente. Durante todo esse tempo de pandemia, nós trabalhamos na estruturação e na qualificação dos diversos produtos turísticos que nossa capital tem a oferecer. Brasília está pronta para receber os turistas do Brasil e do mundo, com toda a sua história, significado, protocolos de segurança e sua população vacinada”.

Print Friendly, PDF & Email