Vacinação contra covid-19 será iniciada nesta quarta-feira (20) às 10h00 no DF

O secretario de Saúde, Osnei Okumoto, pede para que a população tenha calma e continue mantendo as medidas sanitárias contra o Covid-19

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a campanha de vacinação do DF começara na quarta-feira (20) às 10h00. Segundo a pasta, a estrutura já disponível foi reforçada para receber e transportar as vacinas a partir desta segunda-feira (18). A capital federal irá receber 106.160 doses.

A Saúde afirmou que as doses serão suficientes para imunizar 50.550 pessoas: 648 idosos com 60 anos ou mais que vivem em asilos, 178 pessoas com deficiência que vivem em abrigos, 95 indígenas e 46.629 trabalhadores da área da saúde. O Ministério da Saúde detalhou que 105.960 doses serão destinadas para idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores da saúde. Para a população indígena serão 200 doses, que estarão divididas em cinco caixas.

De acordo com o secretario do Saúde, Osnei Okumoto, o DF está pronto para iniciar as imunizações, “O Distrito Federal estará pronto para receber as vacinas. Todo o transporte e armazenamento será acompanhado pela Secretaria de Segurança Pública, e a partir de quarta-feira, às 10 horas, estaremos iniciando a vacinação, juntamente com todos os municípios do país”, disse.

O secretário pede que as pessoas continuem mantendo o distanciamento social, usem máscaras, higienização das mãos, pois o momento ainda é de precaução. “Solicito à população que tenha paciência e muita tranquilidade durante esse período. Tudo estará dando certo, tudo será perfeito neste caminhar”, ressaltou Okumoto.

Vacinação no DF

De acordo com o plano, a vacinação acontecerá em etapas, na primeira etapa; Trabalhadores da saúde; População idosa a partir dos 75 anos de idade; Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas.

Segunda etapa; pessoas de 60 a 74 anos. Terceira etapa; Pessoas com comorbidades. Quarta etapa; Agentes de segurança e professores.

Segundo o Governo do Distrito Federal, assim que as doses chegarem a Brasília, elas serão direcionadas para a central da Rede de Frio, que será responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde. O local possui 95m³ de capacidade de armazenamento, sendo que 14m³ serão exclusivos para condicionar e aclimatar as vacinas contra a covid-19.

Print Friendly, PDF & Email