Vacinação das forças de segurança pública do DF começa nesta segunda

Vacinação das forças de segurança pública do DF começa nesta segunda

Doses serão aplicadas a partir das 10h00, em postos exclusivos para cada categoria

Nesta segunda-feira (5), começa a vacinação dos profissionais da segurança pública do Distrito Federal contra a Covid-19. No total, 2.310 doses serão destinadas aos policiais militares, civis, federais, penais, rodoviários federais, bombeiros, agentes do Departamento de Trânsito (Detran) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), servidores do sistema socioeducativo, da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), do Ministério da Justiça e do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Segundo o delegado Júlio Danilo Ferreira, secretário de Segurança Pública do DF, nesta fase inicial, serão imunizados os profissionais que atuam na linha de frente, por conta da maior exposição ao risco de contágio e transmissão.

Membros das forças encarregados de resgates e atendimento pré-hospitalar e vigilância das medidas de distanciamento social também serão contemplados nesta primeira etapa. “A idade também foi outro fator determinante para a definição de prioridades”, afirmou. Segundo a Saúde, a intenção é imunizar as forças o mais rápido possível, conforme a chegada de novas doses do Ministério da Saúde (MS).

Nesta segunda-feira (5), a imunização será das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00; na terça-feira (6), das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Leia também:  Ibaneis inaugura hospital de campanha no Gama e afirma, “na próxima semana entregaremos o segundo”

Planejamento

Há cerca de 30 mil servidores em todas as forças de segurança, o que precisaria de, aproximadamente, 60 mil doses para imunizar a todos. A imunização desses profissionais só vai ser possível devido ao envio das 116 mil doses das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao GDF.

Cada corporação definiu a lista de prioridade dos servidores que serão vacinados com base na nota técnica 297/21, do Ministério da Saúde, que leva em consideração a lotação e função exercida e a idade.

Em primeiro lugar, aparecem os trabalhadores envolvidos no atendimento ou transporte de pacientes, trabalhadores que atuam nos resgates e atendimento pré-hospitalar, os envolvidos nas ações de vacinação contra a Covid-19, nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com público independente da categoria.

Leia também:  Produção de vacinas contra a Covid-19 está ameaçada pela falta do IFA vindo da China

PMDF

No caso da Polícia Militar do Distrito federal (PMDF), a intenção é vacinar 770 homens e mulheres até terça-feira (6), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante.

A lista com os 770 nomes foi dividida em quatro partes. A primeira vai do 1º nome ao 193º. A segunda contempla do 194º ao 385º. Na sequência, abrange do 386º ao 577º. E, por fim, do 578º ao 770º.

Corpo de Bombeiros

O planejamento dessa categoria é de imunizar os 460 militares mais antigos na UBS da cidade Estrutural.

PCDF

Já a Polícia Civil do Distrito Federal quer vacinar 370 agentes e delegados mais velhos em atividade entre esta segunda e terça-feira, na UBS do Guará, na QE 6.

Polícia Federal

A vacinação na Polícia Federal (PG) vai contemplar 240 profissionais, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, na QN 07, Área Especial nº 09.

Leia também:  Pró-Economia: GDF lança pacote para reaquecer economia

A PF determinou quatro critérios para recebimento de vacina:

I – policiais que fazem a escolta das vacinas;
II – servidores ou colaboradores que fazem atendimento ao público e presos em local confinado;
III – voluntários de operações fora do Distrito Federal nos anos de 2020/2021 (com número de viagens igual ou superior a 03); e
IV – idade / exposição.

Detran

Segundo a assessoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), serão aplicadas, inicialmente, 80 doses, na terça-feira (6/4).

SSP

Segundo o subsecretário de Assistência Integral à Saúde do DF, Alexandre Garcia, na segunda-feira, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, serão aplicadas 50 doses para servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Na mesma data, na UBS nº 1 da Candangolândia, serão imunizados 70 membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 120 d0 Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).