Vacinação: mais 25 categorias serão incluídas na próxima fase

Segundo planejamento do GDF, novas categorias serão incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19, como por exemplo: forças de segurança, auditores do DF Legal, fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor

Ao menos 25 categorias profissionais foram incluídas na lista de prioridade de vacinação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A decisão do governador Ibaneis Rocha (MDB) beneficia as pessoas que ficam expostas diariamente à infecção pela Covid-19.

O chefe do Executivo local decidiu convocar integrantes das forças de segurança, rodoviários (cobradores e motoristas), ficais do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e auditores da Secretaria DF Legal, que são responsáveis pelo controle das medidas restritivas adotadas pelo GDF.

Leia também:
Covid-19: DF tem mais de 50% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose

A decisão do governador foi comunicada durante coletiva de imprensa realizada na terça-feira (23), no Palácio do Buriti, pelo secretário chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha. A decisão foi tomada após o GDF receber mais doses da vacina pela Ministério da Saúde.

“Friso a questão do agendamento, porque é importante destacar para que esses profissionais não busquem diretamente a vacina nas unidades de saúde”, reforçou Rocha.

Agendamento

Segundo Osnei Okumuto, secretário da Saúde do DF, o sistema de agendamento estará liberado a partir de quinta-feira (25), a princípio para os profissionais de saúde.

Leia também:
Covid-19: mais de 135 mil foram imunizados no mutirão neste fim de semana no DF

Ele afirmou que deve receber uma listagem completa das entidades representativas desses grupos para auxiliar a pasta no cadastro dos trabalhadores autorizados. “Quando a pessoa fornecer o CPF, se ele já tiver tomado a vacina, será detectado, e ele não poderá realizar o agendamento”, explicou.

Segundo o secretário, a medida só foi possível após o governo federal autorizar novas remessas Oxford-AstaZeneca e da CoronaVac.

“O Ministério da Saúde garantiu vacinas da Oxford e Coronavac para amanhã [quarta-feira]. Pelo que a gente tem de conhecimento, devem chegar de manhã ou no período da noite, que são os horários que estamos recebendo cargas de vacina no DF”.

Print Friendly, PDF & Email