Vice-presidente da CLDF diz ser contra a obrigatoriedade da vacina da Covid-19 no DF

Rodrigo Delmasso (Republicanos) diz que é papel do Estado orientar a população, disponibilizar a vacina, fazer campanhas e não obrigar  

Ao jornal Metrópoles, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos), disse ser contra a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 no DF.

Para Delmasso, o papel do Estado é conscientizar a população, disponibilizar as doses, fazer campanhas e não obrigar.  “É natural que as pessoas tomem [a imunização] devido à pandemia. Porém, não acho certo aplicar sanções às que não querem. Eu vou vacinar, mas sou contra a obrigatoriedade”, disse.

Na sexta-feira (18), o deputado Chico Vigilante apresentou na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um Projeto de Lei que busca tornar a vacina contra a Covid-19 obrigatória no DF. Demalsso disse que votará contra o projeto.

A ideia do projeto é que a vacinação compulsória seja um ato de responsabilidade social. O Brasil, por conta do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência mundial de eficiência nesse tema.

Medidas restritivas

O plenário do STF decidiu por unanimidade, no dia 17 de dezembro, que quem optar por não receber as doses da vacina contra a Covid-19 deverá sofrer punição ou medidas restritivas.

Para os ministros, a vacinação obrigatória não significa, no entanto, a vacinação forçada da população.

Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, é “flagrantemente inconstitucional” a vacinação forçada das pessoas, ou seja, sem o seu expresso consentimento. Mas segundo ele, “a saúde coletiva não pode ser prejudicada por pessoas que deliberadamente se recusam a ser vacinadas”.

O ministro disse também que a vacina só pode ser obrigatória se respeitar cinco itens: Que tenha como base análises científicas; Venha acompanhada de ampla informação sobre eficácia; Obedeça ao respeito à liberdade da pessoa humana; Atenda aos critérios de razoabilidade; E que as vacinas sejam gratuitas e universais.

Print Friendly, PDF & Email