Zoonoses tem 20 cachorros disponíveis para adoção responsável no DF

A maioria, são fêmeas com idades entre dois e seis anos e já foram vacinados contra possíveis doenças

A Gerência de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúde do Distrito Federal está com 20 cachorros disponíveis para adoção. De acordo com o órgão, a maioria dos animais são fêmeas com idades entre dois e seis anos. 

O gerente de Zoonoses, Rodrigo Menna ressalta: “São animais dóceis e considerados adultos jovens, a maioria de porte médio. Temos alguns que já são mais velhos, com até 6 anos. Todos eles estão em condições de serem adotados. Eles foram abandonados e alguns são vítimas de maus tratos”.

A Zoonoses informa que todos os cães foram tratados e avaliados para descartar a leishmaniose e vacinados contra a raiva. Além disso, também foram tratados contra possíveis parasitas (pulgas e carrapatos) e estão em excelentes condições de receber uma nova casa. 

A visitação para adoção ocorre das 11h às 17h, na sede da Vigilância de Zoonoses, no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain). Rodrigo Menna, explica que para adotar é necessário, “apresentar documento de identificação com foto, ter acima de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cuidar bem do animal”.

Castração

Os novos tutores interessados em castrar o animal podem realizar o processo gratuitamente, por meio de uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). No entanto, é preciso esperar uma vaga.

“Quem tem mais pressa, pode entrar em contato com alguma das clínicas parceiras da Zoonoses que cobram um valor menor pela castração”, diz Menna.

No momento da adoção, são dadas orientações quanto à guarda responsável de animais domésticos e às medidas de prevenção e controle de doenças. Além da alimentação, é preciso garantir exames anuais, vacinação e a administração de vermífugos.

Print Friendly, PDF & Email